terça-feira, 27 de outubro de 2015

Site: Matika

Foto: Google Imagens

Olá! Se você me acompanha no twitter (me segue ), sabe que eu fiquei ausente do blog porque estava revisando os estudos para o Enem :) Era questão de vida ou morte haha. Bom, falando nisso, se você vai prestar para alguma faculdade específica nos próximos meses, vai gostar desse post ;)

No mês passado, fiz uma lista de sites de exercícios voltados para o vestibular. O que acontece é que um tempinho depois eu recebi um e-mail do fundador de um dos sites: o Matika

Resumindo, eles gostaram da minha indicação sobre o trabalho deles, viram que eu estava estudando para o vestibular e me deram de presente um pacote deles por um mês <3 Como forma de agradecimento, decidi fazer um post contando a minha experiência e apresentando a plataforma pra quem está tentando uma vaga para a tão sonhada faculdade \o/ Afinal, existe vida pós Enem!

O Que é?
Como eu havia dito aqui, o Matika é um site voltado para o ensino da matemática (tanto álgebra, como geometria). O que é ótimo para a galera de Humanas que tem dificuldade (eu inclusa) na matéria. Dá pra usá-lo de graça ou por meio de planos pagos, então decidi dividir em dois tópicos para explicar melhor.

Versão Gratuita
Lista de Exercícios com resolução :)
Bom, o site possui módulos sobre cada tópico existente da matemática e cada um deles tem teoria e exercícios (com resolução de apenas alguns na versão gratuita). Percebi que as questões são mais objetivas (apesar de também haver exercícios do ENEM), onde o que é testado em si é o seu conhecimento sobre determinado assunto. 

Achei uma maneira legal de você saber se realmente entendeu tal conceito ou aplicação de fórmula. Além de te preparar mais para vestibulares próprios de faculdades (leia-se fuvest, uerj, ufpr, entre outras). 

Até aí, o site parece bem comum, porém é agora que ele fica divertido. Ao se deparar com a lista de exercícios, você tem 3 opções para classificar cada um deles: Consegui Fazer, Tentar Depois e Curtir. Quando você consegue resolver algum deles, você ganha pontos :) Talvez seja porque eu sou competitiva, mas eu amei esse fato.

Você pode pensar: Carol, mas são apenas pontos. Não são apenas pontos. A cada pontuação que você ganha, fica mais próximo de conquistar uma posição de destaque em um ranking. Este é composto pelos alunos do Matika. 

Também existe a área de provas, em que eles separam 10 questões para você resolver em cada módulo, e a parte de desafios, que eu recomendo para quem gosta de treinar incansavelmente as habilidades. Tudo isso que eu expliquei é a parte FREE do site. Agora vamos ao resto!

Versão Paga
Seção de perguntas: fiz uma e fui respondida com um vídeo <3
Lembram que eu falei dos exercícios? Então, na versão paga, você tem direito á resolução passo-a-passo de todos os exercícios que existem no site e á uma versão de explicação da teoria de cada módulo em formato de vídeo. 

Mas apesar de todas essas coisas, a parte que eu mais gostei foram as perguntas. Eu explico. Ao possuir determinado plano*, você pode fazer perguntas (qualquer uma, juro) para os professores que trabalham lá. 

E você ainda escolhe como quer a resposta: em vídeo (com uma maior explicação) ou em texto. O fato de você poder tirar sua dúvida com um professor, mesmo não fazendo um curso presencial é incrível <3 

Agora, se a sua grana tá curta, não se desespere. Você ainda pode fazer perguntas de dois jeitos: perguntar e esperar a resposta apenas dos usuários ou gastar seus pontos conquistados na resolução de exercícios para comprar uma pergunta. Entendeu porque eu gostei tanto dos pontos? Haha!

O Que Eu Achei de Verdade
Foto: We Heart It
Finalizando minha resenha sobre o site, o Matika é incrível e tem muito potencial para crescer, por dois motivos: o fato de seus exercícios abordarem cada situação possível de aparecer em uma prova e o suporte dado ao aluno, que não se vê em muitas plataformas de educação na internet.

Dessa maneira, você consegue se aprimorar na matéria e treinar cada parte dos tópicos. Na minha opinião, o objetivo do site não é fazer você passar de um jeito milagroso no vestibular, mas sim de você aprender. 

De um jeito bacana e de diversas formas. Porque é legal saber e não porque você PRECISA aprender. Obrigada, mais uma vez, pela oportunidade, Matika! Espero que vocês consigam ajudar muitos outros alunos, assim como me ajudaram =)

*Lembrando que existem várias formas de plano. Ou seja, nem todas as funções da versão paga estão disponíveis em todos os pacotes. Existe o plano Ouro e o Diamante (que é o que abrange tudo que eu mencionei). Para saber mais, é só clicar aqui.

E aí galera, gostaram? Me contem se alguém aí já visitou o site ou se já usa ;)

2 comentários:

  1. Confesso que ODEIO matemática kkkk

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas haha! Mas confesso que sites como o Matika, Descomplica, Brasil Escola têm me feito odiá-la um pouquinho menos ;)

      Excluir

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...