Pular para o conteúdo principal

Vestibular: Os Melhores Sites de Exercícios

Sim, eu sei que faz muito tempo que eu não faço posts sobre Vestibular, mas vamos mudar isso! Depois que tranquei a faculdade, tenho tido mais tempo para me dedicar ao estudo, o que consequentemente me fez resolver mais exercícios. 

Como tenho um número limitado de livros com questões, resolvi procurar uma boa parte na internet. Parece fácil, mas existem poucos sites realmente bons nisso. Por esse motivo, decidi fazer uma lista com os melhores links que encontrei por aí sobre o assunto ;) 

Brasil Escola
Costumo comparar o Brasil Escola com o nível 1 de um vídeo-game. As questões são ligeiramente mais fáceis e contém, além do gabarito, resoluções passo-a-passo dos exercícios (quando a matéria é da área de exatas). Gosto de usar o site nas matérias que eu tenho MUITA dificuldade (leia-se matemática, física e química). 

É legal, porque como as questões são mais "fáceis", acabam priorizando os conceitos de determinada matéria, sabe? Desse jeito, você acaba prestando atenção em detalhes e aprendendo a fundo aquilo que tem dificuldade.

Só Exercícios
O Só Exercícios é uma espécie de plataforma de simulados. Após fazer o cadastro gratuito, você filtra quais questões quer fazer: pela matéria, faculdade, ano do vestibular, tipo de prova (discursiva ou objetiva). 

Ah, e você também marca quais questões acertou/errou, gerando um relatório de desempenho pra você acompanhar como está em determinada matéria. Eles ainda disponibilizam vídeo aulas e te dão a oportunidade de gerar o seu próprio simulado. Só alegria :) 

Cola da Web
O nível do Cola da Web é médio a difícil, tudo depende da matéria. Geralmente são 10 questões de cada tópico, podendo ser objetiva ou dissertativa. Todos os exercícios tem gabarito, porém nada de resoluções. 

Ele é legal se você quer fazer mais exercícios e já esgotou algumas de suas listas. Não sei se é porque eu tenho facilidade, mas as de humanas parecem ter um nível muito alto de facilidade, então só treino exatas nele. 

Projeto Medicina
Se o nível do Brasil Escola é 1, o do Projeto Medicina é 10. As questões são todas de vestibulares mega concorridos (Fuvest, Vunesp, UFPR, UNICAMP, ITA e por aí vai). E o bacana é que além de existir uma lista gigante de exercícios para cada tópico de cada matéria, muitos deles também são de 2ª fase, ou seja, específicas. 

Sendo assim, você também pode treinar para provas dissertativas :) (não que isso seja muito prazeroso hehe). O único ponto ruim é que só há gabarito, sem resoluções passo-a-passo, porém os problemas são de faculdades tão famosas, que você acaba encontrando em outros sites.

Matika
O Matika é focado apenas na linda da Matemática (e aborda Álgebra e Geometria). Os exercícios são "fáceis"? São sim. Porém abordam cada partezinha da matéria, o que faz com que você entenda na prática muitas das regrinhas. 

Sem contar que a resolução das questões são passo-a-passo e podem ser vistas em vídeo ou por texto mesmo. Ah, e você pode consultar partes teóricas sobre o tópico que está tendo dificuldade e ainda marcar os problemas como resolvidos/não resolvidos ou guardá-los pra depois. Achei muito útil para geometria :)

*Além dos sites que eu listei, também vale a pena conferir o Brainly (uma espécie de Yahoo Respostas), o Me Salva (Sim, além do Canal no Youtube, eles tem um site recheado de conteúdo), o EstudaVest (perfeito para criar simulados) e o QConcursos (similar ao Só Exercícios, porém também possui questões de concursos públicos).

E aí o que acharam? Espero que a lista tenha ajudado quem não encontra muitos exercícios pra fazer! Ah, e se você conhecer outro site, me indica aqui, porque estou necessitada =)

Até um próximo post!

Nos intervalos de estudo, me acompanhem nas redes sociais <3

Twitter
Instagram
Facebook
Youtube

Fotos: We Heart It

Comentários

  1. Muito bom o post. Não esquece de mencionar os sites EstudaVest e QConcursos, este último é focado em vestibular, assim como concurso. Estes sites junto com SóExercicios e QuestoesdeVestibular são os mais dos mais na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, eu não conhecia nenhum dos dois (só tinha o EstudaVest como app, não sabia que ele também era um site). Valeu pela dica, vou pôr na lista \o/

      Excluir
  2. Como você fazia quando o exercício não possuía a resolução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, então, geralmente eu só começava a fazer um exercício se ele tivesse resolução. Caso contrário, eu ficava louca da cabeça. Mas nas raras vezes em que acontecia, eu tentava mandar para algum professor que eu conhecia pedindo ajuda pelo amor de Deus e/ou mandava para os professores do Descomplica (fiz cursinho por lá) quando tinha aula ao vivo.

      Excluir
  3. Adorei, estava precisando de sites para exercícios 😍😍😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

qual foi a última coisa que você comeu?

Postagens mais visitadas deste blog

espero que nunca.

Desde os 6 anos, sempre vi a morte perto demais. Nada de substancial me aconteceu nesta idade ou no restante dos anos em relação ao assunto, mas sempre senti que era questão de tempo, mesmo que o tempo em questão acontecesse somente dentro da minha cabeça. Assim como uma grande amiga,  não sei direito o que é intuição e o que é medo.  Frequentemente, essas duas linhas se cruzam e eu não consigo distingui-las muito bem. Pelo sim, pelo não, tento ignorar. Mas sempre imagino que aquela é a exceção da regra quase impraticável que se pratica na minha mente. Vai acontecer, eu sinto, tenho certeza. E nada de ruim acontece. Por mais que eu pense, repense e, de longe, vibre com isso. Não me leve a mal, não torço para que coisas ruins aconteçam, muito menos para que eu esteja certa, não tenho tanto apego à razão, como pudemos ver em todas as linhas acima. Eu  apenas minto para mim mesma e me acredito até que a vida se prove contrária . E para minha angústia, mas felicidade, ela sempre se prova.

A Verdade Sobre os Desenhos

Como qualquer criança normal, eu passei minha infância assistindo desenhos (ainda assisto haha). Só que quando a gente cresce, passa prestar mais atenção ainda neles. Outro dia, eu descobri alguns significados ocultos de um desenho que eu assistia, e resolvi pesquisar MAIS sobre outros. Veja abaixo. 7 Monstrinhos O desenho era exibido na Tv Cultura. E quem era fã mesmo, tinha até a música de abertura decorada hehe. Tudo muito lindo, mas e se eu te dissesse que ele era uma crítica contra o nazismo? Isso mesmo. De acordo com algumas teorias, os 7 monstrinhos representariam a visão dos alemães sobre os judeus.  Eles eram vistos como monstros, possuíam o nariz bem grande, e olha só que coincidência: No campo de concentração, eram identificados por Números. Um dos personagens usava um pijama listrado bem idêntico ao uniforme que os judeus que eram presos tinham que usar, e eles também moravam no sótão (local onde os judeus se escondiam).  Bob Esponja Para o nosso que

até certo ponto.

Eu não sabia bem o porquê. Mas aquela cena não saía da minha cabeça. A garota que traía o namorado - logo eu, que nunca namorei direito pra trair - e o mandava embora de sua vida por acreditar que não merecia alguém assim. Saudável. Um amor daqueles tranquilos que faz a vida ficar boa. Melhor até do que ela podia suspeitar.  Ela o mandava embora com pressa, como se fosse óbvio para os dois que aquela relação não tinha mais um lugar para ser. A feição dele passava da surpresa para o choque conforme ela dizia fragmentos do que queria. Eram ideias soltas sem uma narrativa que as amarrasse ou um cuidado que as despejasse de maneira mais palatável.  O episódio havia contado sua história familiar e, por mais que suas escolhas fossem questionáveis, elas eram compreensíveis. Mas Mia - nome da personagem da série a qual eu estava assistindo - tinha motivos. Por mais que ela própria não entendesse. O narrador e os roteiristas da série faziam questão de nos explicar.  Mas confesso que eu não sabi

Você sabe o que é Guilty Pleasure?

Há alguns anos atrás, vi a seguinte expressão em uma série (tá, foi em Glee): Guilty Pleasure . A tradução livre explica que ela se refere a algo que você gosta, mas que não é considerada como algo legal/bacana na sociedade, f azendo com que você se sinta meio culpado/envergonhado por isso.  Confesso que eu sou a rainha do Guilty Pleasure , gosto de tanta coisa que é considerada boba, que olha, a lista é grande. Desde cantores pop a séries consideradas ruins. O legal de esconder esses gostos da maioria das pessoas é encontrar gente que te entenda (te aceite haha) e que compartilhe a mesma paixãozinha secreta com você.  E olha, quando isso acontece, é extremamente libertador poder ouvir (sem vergonha) aquela música que todo mundo zoa :)  Pensando nisso tudo, resolvi fazer uma lista de coisas que se encaixam nessa expressão e assumir (nem que seja aqui no blog) algumas delas. Quem sabe um dia eu não assumo na vida real também? haha. Musicais Desde a primeira vez que

TOP 5: Séries Que Se Passam na Praia

As férias já estão quase no final, mas ainda temos a companhia do verão por um tempinho (até dia 20 de Março). E as praias costumam ser o local favorito da galera nos dias de calor. Como eu vivo em uma cidade litorânea há 19 anos, confesso que nem dou mais tanta bola.  Mas nem eu mesma escapo dela nos dias muito quentes. Se você não mora em nenhum lugar que tenha mar (♥), não se preocupa! Fiz uma lista com 5 séries que se passam no litoral, só pra você matar a vontade fazendo maratonas :)  Desde criança, me identifiquei muito com todas elas, tirando o fato de que eu não ia a todo momento como os personagens :P Mas isso são detalhes. Bora assistir os seriados? ;) The O.C. Em The O.C., Ryan Atwood é um adolescente que passa por muitos problemas. Logo no início da série, ele é preso por causa de seu irmão, que foi pego roubando um carro. Ryan acaba sendo solto graças a um advogado do estado.  Este sente pelo garoto e o leva para viver em sua casa. O que o menino não

Trilha Sonora: Simplesmente Acontece

Não sei se vocês perceberam, mas eu meio que amei o filme Love, Rosie (Sim, prefiro o título original). Mesmo já tendo feito um post sobre ele , não pude deixar de comentar a Trilha Sonora.  A história se passa durante muitos anos e a música evolui com ela. Nem preciso dizer que achei esse fato fantástico. Além disso, os nomes variam entre artistas famosos como Beyoncé a outros não tão conhecidos assim, mas incríveis igualmente.  Ah, tem até composição instrumental, que super combina com os momentos das cenas. Resolvi escolher as minhas favoritas e colocar aí embaixo para vocês ouvirem e amarem tanto quanto eu estou amando (:  Algumas delas você só vai gostar mesmo se assistir o filme haha (já falei como é bom lembrar de uma cena ao ouvir uma música).  Lily Allen - Littlest Things Elliott Smith - Son of Sam Lily Allen - Fuck You Kodaline - High Hopes KT Tunstall - Suddenly I See Beyoncé - Crazy in Love G

Os Signos dos Cantores

Música é uma das melhores coisas da minha vida e acredito que na de muita gente também. Ela está presente em diversos lugares e nas mais diversas línguas, mas na última semana ela está ainda mais em evidência aqui no Brasil. Sim, estou falando do Rock in Rio ♥  Inspirada nessa vibe musical, decidi fazer um post sobre os cantores, mas de um jeitinho diferente. Quem me conhece, sabe que eu amo astrologia e, geralmente, acho alguma semelhança entre pessoas do mesmo signo.  Então, para celebrar a minha mania de procurar o aniversário dos cantores, resolvi reunir muitos deles em um post :) Lembrando que podem existir diferenças nos perfis que eu descrevi, dependendo do ascendente e da posição das casas , okay? Agora vai lá, ler :P Áries Os arianos são conhecidos por iniciar, colocar em prática coisas que ainda não foram realizadas. E que, por esse motivo, sempre são lembrados por seus feitos.  Áries é o tempo de começos e isso fica ainda mais evidente ao observarmos

TOP 5: Filmes Para Acreditar em Si Mesmo

Mais da metade de 2015 já foi. E você? Fez aquilo que jurou de pé junto que faria no ano novo ? Espero que sim. Eu estou cumprindo minha promessa e fazendo mais umas mil pra 2016. Tem tanta coisa que eu quero fazer, que confesso que eu fico meio perdida, sabe?  De vez em quando, a gente se confunde nos planos, muda de ideia e até escolhe outras rotas. Parece que quando a gente se foca muito tempo em conquistar uma determinada coisa, isso meio que tira a visão do todo e faz com que a tarefa perca o sentido.  E é nessas horas, que eu me pergunto se realmente estou fazendo a coisa certa e se posso apostar tanto assim em mim mesma. Eu sou uma expert em não confiar na minha capacidade. Muita gente acha que é modéstia, mas é insegurança mesmo.  Sempre tenho aquele medo de não ser boa o suficiente e fazer tanto esforço em vão. Quando essa paranoia acontece, procuro relaxar um pouco e assistir alguns filmes que me inspiram a acreditar mais no que eu sou capaz de fazer.  No que todo