terça-feira, 6 de outubro de 2015

Por uma Rotina Mais Saudável

Eu não sou a pessoa mais saudável do mundo, na verdade, passo bem longe disso. Mas durante o primeiro semestre do ano, tive alguns probleminhas de saúde, então precisei cuidar melhor do meu corpo e mudar meus hábitos. 

Durante este tempo, descobri que sem saúde não somos nada. Vivemos em uma espécie de máquina e, se não dedicamos atenção e cuidado com ela, é questão de tempo até precisar de manutenção. 

Então é melhor "perder" alguns minutinhos ou horinhas do seu dia cuidando de si, do que ter que parar indefinidamente para um conserto. Sério, é a mais pura verdade. Por isso, resolvi fazer esse post. 

Para servir de incentivo pra alguém que precise e até pra mim mesma. Espero que você se sinta motivado ou inspirado a, pelo menos, tentar fazer algo da lista ;) Vamos lá, geração saúde!

Frutas
Eu não gosto de frutas. Pra falar a verdade, nem gosto tanto de doces assim (brigadeiro é a minha exceção haha). Mas decidi incluir pelo menos uma por dia na minha rotina, por enquanto, comecei com bananas. 

E, olha, por mais que eu detestasse na primeira semana, agora até que sinto falta quando não como. Uma dica pra quem também não gosta de fruta, é comê-la todos os dias no mesmo horário

Dizem que se você faz algo durante 21 dias seguidos, isso se torna um hábito. Então, assim que você conseguir inserir isso na sua rotina, logo passará a comer outras frutas também ;)

Salada
Também não sou fã de saladas haha. Mas decidi colocar, nem que seja uma folha no meu prato durante as refeições. O lance é comer primeiro que você já acaba com a tortura haha. 

Vale também misturar com alguma comida que você goste, seja arroz ou um molho qualquer. Com essa experiência, até acabei descobrindo que gosto de alface, mas sem tempero, sabe? 

Então a dica é você ir vendo o que gosta e adaptando isso com o que é saudável. Além de fazer um bem para o seu organismo, você também passa a conhecer melhor os seus gostos quando sai daquela dieta monótona a base de fast food. 

Exercícios
Eu até gosto de me movimentar, mas as atividades precisam fazer sentido, sabe? Adoro praticar esportes, mas não suporto a ideia de ficar uma hora dentro de uma academia. Como moro em praia, decidi caminhar á noite no calçadão. 

Não me satisfaz como um esporte, mas me faz ter mais disposição no dia-a-dia e de quebra, ainda aproveito a paisagem haha :) Se você não mora em praia, pode dar caminhadas em parques ou qualquer pracinha, ruazinha mesmo. 

É incrível como gastar a minha energia em uma horinha faz com que eu me sinta bem mais leve ao dormir. Ah, e por ter transformado em um hábito, sinto falta quando não pratico. 

A dica é tratar o exercício como um compromisso obrigatório em que você não pode faltar, isso evita que você arrume desculpas e deixe para outro dia. Incorpore a prática na sua vida, de forma que isso já faça parte da sua rotina.

Água
Foto: Carol Chagas
Até uns 3 anos atrás, se você me perguntasse, eu diria que odiava tomar água. Porém, quando comecei a trabalhar, passei a deixar um copo bem na minha frente. 

É engraçado como só o fato de ter a água do meu ladinho, já fazia com que eu a bebesse, mesmo que inconscientemente. Isso deu certo e, agora eu tomo pelo menos uns 6 copos durante o dia. 

Como também sou meio competitiva, faço uma aposta comigo mesma, preciso tentar beber pelo menos 200 ml a cada hora. A dica é deixar a água perto de você, mesmo que você não passe o dia todo sentado.

Meditação
Eu sou muito ansiosa e distraída. Então, depois de ler em vários lugares sobre os benefícios da meditação, decidi dar uma chance para a prática. No momento, não tenho conseguido praticar todos os dias, por motivos de preguiça mesmo. 

Ainda não transformei a prática em hábito, sabe? Mas durante alguns meses, meditei por dias seguidos e realmente senti uma mudança. Uma coisa maravilhosa é o fato de você prestar mais atenção no agora e ficar mais calmo em situações que você normalmente ficaria estressado.

O segredo está na respiração, ela faz com que você dê um tempo para si mesmo e simplesmente se foque no que sente. Com a correria do dia-a-dia, a gente acaba se esquecendo de nós mesmos e a meditação ajuda você a se lembrar daquilo que importa.

Bom, já deu pra entender que o hábito é a solução pra tudo, né? Espero que as minhas dicas tenham ajudado alguém que estava precisando :) E vocês? O que há de saudável nas sua rotinas? Me contem!

Fotos: We Heart It (com exceção quinta - que é minha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...