terça-feira, 5 de agosto de 2014

Livro: O Pequeno Príncipe

Entendedores entenderão.
Eu sempre li citações de "O Pequeno Príncipe" na internet, e há muito tempo estava caçando o livro. Como é um clássico, queria ler o livro mesmo, e não uma cópia na internet. E a verdade é que, mesmo com todas as expectativas que eu tinha sobre a história, ela conseguiu me surpreender. 

Á primeira vista, a obra pode ser confundida com um livro infantil. Até mesmo a linguagem fácil constrói essa ilusão nos primeiros parágrafos. Mas quando você vai conhecendo melhor os personagens e o que cada um tem a dizer (Principalmente o Pequeno Príncipe), você percebe que ele é atemporal e sem uma idade recomendada.

Um livro que fala sobre a vida. Onde em cada momento da mesma, você entenderá uma nova faceta dessa história simples, que aponta o que esquecemos de prestar atenção. Não sei vocês, mas muitas vezes, com a correria de estudo e trabalho, eu não questiono muito o que acontece ao meu redor. Na maioria das vezes, estou no piloto automático.

Lembra quando você tinha quatro anos de idade e não parava de fazer perguntas para os adultos? Agora olhe para você hoje. Por que parou de questionar o mundo? As dúvidas acabaram? Tenho quase certeza que não. O problema é que nós nos acomodamos e escolhemos não questionar, porque isso leva muito tempo. E nós estamos sempre atrasados.

O Pequeno Príncipe coloca o dedo nessa ferida. Nos faz parar de correr contra o tempo e nos preocuparmos com a qualidade gasta, não com a quantidade de coisas que devemos fazer. É incrível como uma criança é considerada ingênua, quando na verdade, nós é que somos os tolos.

A história é uma aventura. O encontro entre um homem moldado pela sociedade (como todos nós), que passa pela vida de forma despercebida. E isso tudo muda, quando ele sofre um acidente e se encontra perdido em um deserto. Quem diria que uma criança o ajudaria a enfrentar esse desafio e a ensiná-lo (e a nós também) lições que tocariam profundamente o coração do leitor. 

Mesmo que eu escrevesse milhões de palavras, para tentar traduzir o que a história representa, ainda assim não conseguiria. Se tiver a oportunidade e conseguir lê-lo, você entenderá o porquê dele ser um clássico da literatura. Veja abaixo algumas das frases retiradas do livro (me senti obrigada a anotar as melhores frases, com medo de esquecê-las).

Ps: As ilustrações foram feitas pelo próprio autor. E é essencial para a genialidade da obra.

Frases Inspiradoras

É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.

É bem mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros.

Quando a gente anda sempre em frente, não pode mesmo ir longe.

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Ficha Técnica
Nome: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Agir Ltda
Ano: 2010
48ª Edição
Número de Páginas: 94

Foto: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...