domingo, 7 de setembro de 2014

As Máscaras do Brasil

O Brasil possui várias máscaras. Ele mostra uma todo dia no Jornal. Cada máscara é diferente da outra, mas todas são do Brasil. A máscara do esporte se desenvolve a cada treino. A máscara da violência mata, rouba e sequestra todos os dias. 

A máscara da educação tem dois lados da moeda: a educação superior e a inferior. A máscara da natureza, que se renova (ou tenta se renovar) a cada dia. A máscara da corrupção, que cria a ilusão de um povo. 

A máscara da cultura, que mostra a identidade brasileira. A máscara que mostra todas as máscaras de uma vez, sem ao menos perceber quem é quem. A máscara pode esconder o rosto, mas não esconde a alma brasileira. Quanto mais nos escondemos, mais nos enganamos.

Escrevi esse texto em 2008, quando tinha apenas 12 anos. Ele parecia muito verdadeiro na época e retratava o que eu pensava da sociedade brasileira. É triste que ele consiga se adaptar a realidade de 2014. 

Quando eu era pequena, achava que quando eu crescesse, as coisas já teriam mudado. Espero escrever um texto diferente no ano que vem, no próximo 7 de Setembro. Com uma realidade mais digna do que nós, brasileiros, merecemos. 

Porque mesmo com todos os problemas e reclamações, o Brasil ainda é a nossa pátria. Meio complicada e problemática talvez, mas sem dúvida é o nosso lar. E se tem uma coisa que eu aprendi, é que não se abandona a nossa casa. 

Pelo contrário, somos nós que devemos nos esforçar para melhorá-lo. Enfim, eu me orgulho de ser brasileira. Espero que você também (: É possível mudar a realidade na qual vivemos, é só sabermos escolher. Um ótimo feriado. Beijo, Brasil!

Texto: Carol Chagas
Foto: Carol Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...