Pular para o conteúdo principal

O que vi e vivi em Guarapuava (até agora)

Meu primeiro semestre em Publicidade chegou ao fim no final de Julho. E junto com ele, também percebi que fizeram quatro meses desde que me mudei para Guarapuava. É engraçado como cresci mais nesse tempo do que no ano passado inteiro.

E como forma de refletir sobre tudo que aprendi e falar sobre a experiência de morar fora, é que decidi fazer esse post. Já fazia um tempinho que eu queria escrever sobre o que eu estava achando da cidade, mas quis esperar até que eu formasse uma opinião mais concreta á respeito do lugar.

PS: Lembrando que a maioria das coisas abaixo são achismos e, assim como eu mudo o tempo todo, eles também podem mudar.

Bom, a lista tá aí, você já pode conferir :)


O pôr-do-sol
Uma das primeiras coisas que eu notei na cidade foi o pôr-do-sol. Na praia, eu era completamente apaixonada pelas tardes ensolaradas, mas em Guarapuava as cores são diferentes. A foto acima foi do primeiro que eu vi e, lembro que ainda com os meus pais, eu estava assustada. 

De morar completamente sozinha em um lugar que eu nem sabia se era bom. Eu sei que vai parecer bem brega, mas esse pôr-do-sol foi pra mim uma espécie de boas vindas. Não sei explicar, só sei que ver isso me fez um bem danado.
O que eu não sabia quando cheguei era que essas cores tão vivas da cidade eram extremamente famosas no estado. Não faço ideia de números ou algo do tipo, mas uma coisa é fato: o pôr-do-sol de Guarapuava realmente se destaca na região <3

A Cidade
Guarapuava ganha disparado de Praia Grande (onde eu morava), no quesito natureza. Não só na minha rua, mas na cidade toda, existem muuitas árvores. 

E como eu nunca vivi em um lugar que fosse arborizado, confesso que ainda fico fascinada toda vez que vou a um parque ou apenas encontro um lugar com tanto verde.
O meu espaço favorito, sem dúvidas, é o Parque do Lago. Ele fica a poucas quadras de casa e é repleto de natureza. Sempre sinto uma paz tremenda quando vou pra lá. Ah, e de vez em quando, ainda rolam umas apresentações no píer, tem coisa mais maravilhosa nessa vida?
Era raríssimo rolar algum show (pago ou gratuito) na minha antiga cidade. Por ficar bem do ladinho de Santos (uma cidade maior que Praia Grande), a maioria das atrações acabavam sendo lá. O que consequentemente, fazia com que eu não fosse em praticamente nada do que rolava por ali. E é nesse sentido que Guarapuava me surpreendeu.
Moro aqui há poucos meses e já ouvi falar de vários cantores e bandas que passaram pela cidade. Em Junho, realizei o sonho de assistir um show do Capital Inicial <3 Acabou não rolando, mas a Pitty também ia fazer um showzinho em Abril. 

Até o Supercombo (Ainda não sei se o show realmente ocorreu, mas a apresentação estava marcada hehe) apareceu em Julho. Então, digamos que, por mais que PG fosse melhor centralizada no país (por ser mais perto de SP), ela nem de longe abrigava tantos eventos assim. 

O Frio
Eu que sempre vivi a vida inteira em praia sob temperaturas altas, sempre considerei que estava "frio" quando eu não passava calor. Confesso que eu não sabia nada sobre o clima de Guarapuava, o que fez com que eu ficasse meio assustada com a primeira frente fria. 
Tomando o sol de cada dia.
Perdi as contas de quantas noites negativaram e de quantos brigadeiros foram feitos pra enfrentar esse friozinho. O importante é que finalmente me acostumei com a temperatura, por mais que eu continue não gostando nem um pouco dela. 

O frio também mudou minha relação com o sol. Quando morava no litoral, eu costumava odiá-lo, já que detestava o calor. Mas agora, aproveitar os (raros) momentos de sol se tornou um hábito de sobrevivência ♥

As Pessoas
Foto: moço desconhecido (juro que não sei o nome dele)
Confesso que tenho tido pouco contato com pessoas que realmente são de Guarapuava, já que a maioria com quem eu falo são de outras cidades. Acredito que este último fato seja o responsável por todo mundo ter se unido tanto :) 

Como todos nós estamos longe de casa (alguns mais, outros menos), se adaptar a um lugar novo com pessoas que estão passando pelo mesmo que você foi infinitamente mais fácil. É engraçada a sensação que frequentemente tenho de conhecer os meus amigos há mais tempo do que realmente conheço. É a beleza da convivência :)

A Faculdade
O Famigerado Bloco Q (de Comunicação).
Confesso que no primeiro dia (e no primeiro mês) de aula, me senti completamente perdida em meio aos corredores e blocos. Ainda tem muita coisa que eu não descobri, mas só de eu já saber onde fica cada departamento já é um grande avanço. 
A praça amorzinho em frente á faculdade.
É engraçado como em um semestre da UNICENTRO, eu me envolvi em mais coisas do que em 1 ano e meio que eu estudei na FATEC. E eu nem culpo a última, acho que por estar mais madura (VELHA), acabei me focando mais em aproveitar tudo que a faculdade tem pra oferecer (já que ela dura só 4 aninhos).
Achei que eu não tinha sorrido durante o trote até ver essa foto.
Foto: Bryan Gonçalves.
Quando comecei a fazer Comércio Exterior, não houve trote porque os veteranos alegaram que "os bichos são protegidos pelo IBAMA". Então, confesso que quando entrei em Publicidade, nem pensei muito sobre isso. Bom, para minha surpresa, desde o primeiro dia, os veteranos daqui interagiram muuuito com os calouros. 

Ao contrário da antiga faculdade que eu fazia, onde ninguém sequer falou com a gente. Sim, teve trote. Mas também aconteceram várias coisas bem legais no meio disso tudo. Acho que essa interação toda fez da minha experiência como caloura completamente diferente da primeira vez. 

E pra melhor, é claro. Eu que pensava em fugir do trote e não socializar com ninguém, acabei me sujando, pedindo dinheiro nas ruas e trabalhando em festa (o que eu amei, confesso ♥).  
Lugar onde ocorreram a maioria das aulas da Oficina :)
Além das aulas na faculdade, me inscrevi na Iniciação Científica (que começa pra valer em agosto \o/) e participei de um projeto bem bacaninha sobre cinema. 

Era uma espécie de oficina, para todas as idades, que tinha como objetivo gravar um curta com celulares <3 Tudo já foi gravadinho e vamos ver o resultado no final desse mês :)

A Saudade
Nick aprovando os cobertores.
Eu nunca havia mudado de cidade e quando morava com a minha família, era uma pessoa relativamente caseira. Resumindo: nunca havia ficado longe deles mais do que uma semana. Então, quando decidi mudar de cidade, achei que eu iria morrer de saudades 24h por dia. 

Eu realmente imaginava, baseada no meu primeiro dia sozinha, que não ia conseguir parar de chorar por um segundo. Mas confesso que, depois que as aulas começaram e eu conheci pessoas, essa saudade se transformou em uma dorzinha que só aparece nos momentos de solidão.

Quando estou distraída (leia-se acompanhada de pessoas), geralmente fico tão imersa no presente que me esqueço de sentir isso, sabe? Então, se você passa ou vai passar um tempo longe de quem você gosta, o segredo é se ocupar.

Outra partezinha do Parque do Lago.





Bom, tá aí o que eu aprendi com a cidade (e com a mudança). Alguém aí já passou por isso também?


Até um próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

thread de despedida.

é engraçado pensar que eu via o meu twitter como um lugar seguro para despejar minhas memórias, arquivar minhas fotos e deixar ali os meus sentimentos mais infames: sem muita coerência ou vergonha e cheios de volatilidade.  e assim como as emoções se dissipavam, os registros agora também se transformaram em coisa nenhuma. deixaram marcas em quem conhecia e insistia em insistir, mesmo com a quantidade absurda de propagandas, inverdades e um dono megalomaníaco. um espaço que me acompanhou durante a adolescência, o início da vida adulta e que pasme, também me fez ver o brasil como uma coisa grande e única, acho que tive ali minha primeira percepção de coletividade nacional.  e ao mesmo tempo em que via como todas as experiências eram universais, também chegaram a mim perspectivas absolutamente únicas.  o que um dia foi um lugar de reclamação rotineira e individual se tornou um espaço de acusações inflamadas, revolta generalizada, onde palavras sem vírgulas não eram o problem...

A Verdade Sobre os Desenhos

Como qualquer criança normal, eu passei minha infância assistindo desenhos (ainda assisto haha). Só que quando a gente cresce, passa prestar mais atenção ainda neles. Outro dia, eu descobri alguns significados ocultos de um desenho que eu assistia, e resolvi pesquisar MAIS sobre outros. Veja abaixo. 7 Monstrinhos O desenho era exibido na Tv Cultura. E quem era fã mesmo, tinha até a música de abertura decorada hehe. Tudo muito lindo, mas e se eu te dissesse que ele era uma crítica contra o nazismo? Isso mesmo. De acordo com algumas teorias, os 7 monstrinhos representariam a visão dos alemães sobre os judeus.  Eles eram vistos como monstros, possuíam o nariz bem grande, e olha só que coincidência: No campo de concentração, eram identificados por Números. Um dos personagens usava um pijama listrado bem idêntico ao uniforme que os judeus que eram presos tinham que usar, e eles também moravam no sótão (local onde os judeus se escondiam).  Bob Esponja Para o ...

Trilha Sonora: Simplesmente Acontece

Não sei se vocês perceberam, mas eu meio que amei o filme Love, Rosie (Sim, prefiro o título original). Mesmo já tendo feito um post sobre ele , não pude deixar de comentar a Trilha Sonora.  A história se passa durante muitos anos e a música evolui com ela. Nem preciso dizer que achei esse fato fantástico. Além disso, os nomes variam entre artistas famosos como Beyoncé a outros não tão conhecidos assim, mas incríveis igualmente.  Ah, tem até composição instrumental, que super combina com os momentos das cenas. Resolvi escolher as minhas favoritas e colocar aí embaixo para vocês ouvirem e amarem tanto quanto eu estou amando (:  Algumas delas você só vai gostar mesmo se assistir o filme haha (já falei como é bom lembrar de uma cena ao ouvir uma música).  Lily Allen - Littlest Things Elliott Smith - Son of Sam Lily Allen - Fuck You Kodaline - High Hopes KT Tunstall - Suddenly I See Beyoncé - Crazy in Love ...

Os Signos dos Cantores

Música é uma das melhores coisas da minha vida e acredito que na de muita gente também. Ela está presente em diversos lugares e nas mais diversas línguas, mas na última semana ela está ainda mais em evidência aqui no Brasil. Sim, estou falando do Rock in Rio ♥  Inspirada nessa vibe musical, decidi fazer um post sobre os cantores, mas de um jeitinho diferente. Quem me conhece, sabe que eu amo astrologia e, geralmente, acho alguma semelhança entre pessoas do mesmo signo.  Então, para celebrar a minha mania de procurar o aniversário dos cantores, resolvi reunir muitos deles em um post :) Lembrando que podem existir diferenças nos perfis que eu descrevi, dependendo do ascendente e da posição das casas , okay? Agora vai lá, ler :P Áries Os arianos são conhecidos por iniciar, colocar em prática coisas que ainda não foram realizadas. E que, por esse motivo, sempre são lembrados por seus feitos.  Áries é o tempo de começos e isso fica ainda mais evidente a...

TOP 5: Como fugir da Black Fraude

Se você tem lido as notícias ou simplesmente morando no planeta Terra nos últimos dias, deve ter percebido uma certa euforia devido a Black Friday. Pra quem não sabe, é a sexta-feira seguinte da última quinta-feira de novembro, onde praticamente todas as lojas dos Estados Unidos oferecem descontos dos mais variados tipos de produtos. Os brasileiros gostaram e resolveram aderir a ideia. Desde 2010 (primeiro ano que o Brasil participou), o número de lojas que oferece descontos só aumenta. Mesmo que as ofertas não sejam tão grandes como as da verdadeira Black Friday, vale a pena garimpar pelas lojas online em busca de produtos por um preço mais em conta. Como tudo na vida tem um lado ruim, com a Black Friday não poderia ser diferente. Desde sua criação, o dia não é somente um alvo de ofertas, como também um alvo de fraudes. É por isso que, no post de hoje, resolvi dar algumas dicas para quem quer evitar qualquer tipo de perrengue nesta sexta-feira.  Verifique o Site ...

Férias: Filmes I

Férias. Mais conhecido como o período em que a gente bota toda aquela lista gigante de séries e filmes em ordem. Sempre fui mais ligada nas séries, mas confesso que nessas férias, estou curtindo mais os filmes mesmo. Já que eles duram no máximo 3 horas e você não passa a noite inteira devorando uma temporada ou se perguntando quando o próximo episódio sai. É só o filme e acabou.  Pensando nisso, decidi fazer posts durante este mês (e provavelmente até o Carnaval também) com dicas de histórias pra vocês conferirem :) Então, confiram as sinopses, os trailers e divirtam-se \o/ Música, Amigos e Festa Não vou negar, se não fosse a resenha da Lully , eu teria cedido aos meus preconceitos e não teria assistido ao filme. Pelo trailer, mais parece o tipo de comédia americana que não te leva a lugar nenhum. Mas é mais que isso.  Se você está ou já esteve meio perdidinho na vida, "Música, Amigos e Festa" faz com que você se identifique com os personagens. Sabe quand...

Livro: Comédias Para Se Ler Na Escola

Foto: Google Imagens Quem nunca se deparou com um texto de Luís Fernando Veríssimo em uma prova de português que atire a primeira pedra. Meus caminhos se cruzaram tanto com seus textos, que hoje, mesmo depois da escola, ainda leio Veríssimo. E nem é por imposição, por gosto mesmo. Ele é um dos poucos autores que te informa e te entretém ao mesmo tempo. Com crônicas sobre o mundo atual, tem o jeitinho todo diferente de relatar o que acontece na vida. E com este livro, não poderia ser diferente.  Ana Maria Machado selecionou os melhores contos do autor e os reuniu em diversos temas. O que me surpreendeu em seus textos foi a classificação livre. É difícil um livro, uma música ou um programa de TV agradar diversas idades como Veríssimo consegue. Acredito que o motivo seja por ilustrar tão bem as situações cotidianas, o que tanto faz com que a gente se identifique. As minhas crônicas favoritas do livro todo são: O Homem Trocado, Adolescência, Direitos Humanos, Segurança...

14 Filmes que se Passam no Frio

Oi, gente. Acho que não é só na minha cidade que está esse calor insuportável, certo? Ele se espalhou pelo Brasil inteiro e antes que vocês comecem a achar que eu resolvi escrever post sobre o tempo, vou explicar.  Esses dias eu estava assistindo o Megapix (Não tô fazendo merchandising, viu?), e eles montaram uma sessão de filmes que mostrava lugares frios, então resolvi fazer minha própria lista com esse tema. Ps: Eu sei que você ainda vai estar derretendo na sua casa, mas não dizem que o calor é psicológico? Não custa dar uma chance. Frozen: Uma Aventura Congelante Se você ainda não viu, corre! Porque o filme ainda está em cartaz nos cinemas. A história é a seguinte: Elsa tem o poder de criar gelo e neve, só que como ela não sabe controlar o seu dom, acaba machucando sua irmã Anna, e congelando a cidade inteira.  Se sentindo culpada, ela decide se isolar em seu castelo. Agora, Anna terá que trazê-la de volta para a cidade, pra reverter o inverno em verão...