sexta-feira, 10 de abril de 2015

Livro: A Lista Negra

Coincidência ou não, mas mais um livro sobre Bullying veio parar no meu colo. Á primeira vista, a história de "A Lista Negra" mais parece manchete de jornal do que história de livro. Val é uma adolescente de 16 anos, que vê sua vida mudar quando seu namorado (Nick) atira em vários alunos na escola (matando muitos deles) e se suicida logo em seguida.

O estranho é que esse plot não me chocou. Acho que a sociedade está tão "acostumada" (se é que isso é possível) aos relatos de violência gratuita antes mesmo do café da manhã, que acabamos achando tudo muito normal. 

Essa normalidade faz com que a gente não queira compreender porque um ser humano tira a vida de outro ser humano. E tem nos impedido de pensar mais profundamente á respeito disso, mesmo que os casos aumentem dia após dia. 
Bom, voltando ao livro. Por mais comum que pareça o enredo, há algo de intrigante nele. Conhecemos a história de quem sobreviveu a tiroteios e de quem conhecia o atirador. A autora nos mostra que não existem pessoas totalmente boas e pessoas totalmente ruins. 

Um indivíduo pode ter sido uma pessoa maravilhosa durante toda sua vida, mas se ele faz uma coisa muito ruim durante 1 minuto, ele é classificado como vilão. Para quem não conhece as pessoas que são protagonistas de crimes e que são rotuladas pela mídia, não é difícil construir uma imagem delas. 
Mas para quem conhece, a história é completamente diferente. E é isso que acontece com a Val que, por mais que seus amigos, sua família e a mídia berrem que seu namorado era um monstro, ela sabe que ele não era assim. 
Jennifer Brown faz com que mergulhemos nesse conflito interno da protagonista. Suas lembranças do namoro e o modo como ela precisa encarar as consequências do massacre: os encontros com os sobreviventes e as testemunhas do tiroteio são simplesmente de tirar o fôlego. 

Ah, e a Valerie ainda se sente culpada por tudo. Pois as pessoas em quem Nick atirou, estavam em sua Lista Negra. Alguns anos antes, ela começou a anotar pessoas que praticavam bullying contra ela e seu namorado passou a acrescentar alguns nomes também. Sendo esta a brincadeira favorita deles. 
Mas é claro que ela nunca imaginou que ele levaria a lista a sério. Tá vendo? Nem tudo é tão simples assim. Achei incrível o modo como Val precisa se adaptar a uma situação incrivelmente traumática e ainda ter de enfrentar os efeitos da tragédia em sua família, já que muitos a veem como cúmplice de Nick.

Mais um livro que faz a gente pensar no que fazemos para o outro e em como isso o afeta. Afinal, a gente nunca sabe o que acontece do lado de dentro das pessoas. Que tal fazer o bem para receber o bem? 

Ficha Técnica
Nome: A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Ano: 2009
3ª Edição
Número de Páginas: 269

E aí alguém já leu A Lista Negra? Quem não leu, ficou afim de ler?

Fotos: Carol Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...