terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Vestibular: Testes Vocacionais

Quem assistiu o primeiro vídeo da Série Vestibular sabe que eu prometi (não esqueci tá, gente?) dar várias dicas para os vestibulandos. Só que alguns dos assuntos que eu quero falar, ficam meio sem graça por vídeo, como se estivesse faltando algo, sabe?

Foi aí que eu resolvi transformar alguns deles em posts mesmo. Mas não se preocupem, os vídeos ainda vão rolar (assim espero haha). O post de hoje é sobre algo que me deixava muito angustiada no último ano do Ensino Médio: sobre encontrar minha vocação.

Eu não sabia qual era a minha e passei várias noites acordada pesquisando sobre testes de personalidade e afins. Foi aí que eu encontrei os testes vocacionais, que mais pareciam um santo graal na época haha. 

Acredito que eles não são tão milagrosos assim, afinal, autoconhecimento só vem com o tempo e com a quantidade de situações e coisas novas pelas quais passamos. Mas enfim, quando se está muito indeciso, uma opinião de um teste pode te ajudar a saber o que mais te agrada. 

Pode até ser que ele te faça perceber alguma habilidade ou preferência que você não tenha nem se dado conta. Procurei pela internet e achei os testes vocacionais mais legais. Espero que eles ajudem quem está na dúvida ;)

Mundo Vestibular
O Mundo Vestibular faz perguntas gerais para entender suas preferências. Esse teste é ideal para quem não sabe que atividade lhe agrada. No resultado, ele nem menciona nada sobre profissões, mas sim sobre o que você valoriza na vida. 

De acordo com ele, você vai poder fazer sua escolha seguindo o que considera mais importante para você. Para fazê-lo, é só clicar aqui


Guia do Estudante
O Guia do Estudante é famosinho por conter as mais diversas pesquisas sobre vestibular, enem e cursos de faculdade. No meio do site, existe o Máquina de Profissões, o teste é um dos mais completos que eu já vi. 

Com 60 perguntas, ele monta o seu perfil, indicando com que profissões você mais combina (além de dar mais algumas informações sobre elas) e ainda compara famosos que também são parecidos com você. A única parte chatinha é ter que fazer o cadastro, mas é bem rapidinho. Pra conferir, é só clicar aqui.


Veja
O teste da Veja funciona por meio de pontuações. Você atribui um número de 0 a 4 á atividades que você gosta de fazer ou até a questões da sua própria personalidade. O teste tem 25 perguntas e te mostra no final qual é o seu temperamento, e quais profissões mais combinam com ele. Descubra aqui


Sou Vestibulando
O Sou Vestibulando apresenta perguntas bem práticas sobre o seu perfil. Acho que ele é o mais rápido da lista e apresenta as carreiras que mais tem a ver com a sua personalidade. Curti pela praticidade, é só clicar aqui para conferir. 


Carlos Martins
O psicólogo Carlos Martins adaptou esse teste que é utilizado pelos EUA e outros países. Assim ele é o que mais se assemelha ao teste vocacional tradicional, em forma de prova mesmo. Ele é mais demorado que os outros, mas também é o mais completo. 

Ele utiliza o sistema de pontuação em relação a suas habilidades, preferências de local para trabalhar ou de tarefas e sobre a sua personalidade.  O resultado te mostra o seu perfil e as mais diversas profissões possíveis para ele. É só completá-lo aqui

A Real Me
As perguntas são diretas. E o teste te encaminha para duas possíveis profissões, além de te apontar o seu perfil. Este é o mais básico da lista, mas ainda pode servir de parâmetro para sua escolha. Faça ele aqui

E aí gostaram? Espero que algum dos testes tenham ajudado vocês. Lembrando que falar com algum psicólogo ou assistir aulas dos cursos que você está na dúvida, pode ajudar muito (Sim, as faculdades deixam você ver uma aula experimental). 

Até um próximo post!

Fotos: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...