sábado, 24 de janeiro de 2015

Livro: Os 13 Porquês

Bom, 'Os 13 Porquês' me surpreendeu de tal forma com que nenhum livro tinha conseguido até hoje. Eu já havia ouvido falar dele muitas vezes, mas só agora parei de verdade pra ler. Na história, tudo muda quando o adolescente Clay Jensen encontra ao chegar em casa, uma caixa com 7 fitas cassete (se você não sabe o que é isso, caso seja de uma geração Y/Beta/Alfa, pesquise no google). 

O que á princípio, ele nem sabe do que se trata, mas logo ouve a voz de Hannah Baker, sua colega de turma que se matou há duas semanas. O livro aborda diversos temas, como: bullying, depressão, suicídio e em como a gente nem se dá conta de como as nossas ações influenciam a vida das pessoas. 

Adorei a forma com que o autor conta a história, ele a torna dinâmica. Na maioria das vezes, é a própria Hannah Baker que narra o livro, por meio das fitas, enquanto Clay as escuta e as responde. 

Uma coisa que eu senti dificuldade foi em relação aos nomes dos personagens. Eles não são difíceis, mas são tantos nomes, que confesso que tive que voltar algumas vezes para saber de quem ela estava falando. Principalmente porque alguns personagens eram mencionados poucas vezes, então não tinha como o leitor criar uma proximidade com eles para já saber quem eles eram. 

Amei o formato de suspense, que evita enrolação e fala de um assunto sério, e por vezes dramático, de uma forma mais real, onde você consegue entender o lado de quem já viveu uma situação parecida. 

Os 13 Porquês do livro se referem a 13 pessoas que foram "responsáveis" pela morte de Hannah Baker, e em cada fita ela explica o motivo de cada um. O desfecho foi muito inteligente, colidindo tanto memórias dela quanto as de Clay. 

Falando nele, o personagem é digno. É uma pessoa como todas as outras, com dúvidas e questionamentos que te fazem gostar dele imediatamente. Ainda mais porque os leitores descobrem a história junto com ele, então meio que nos sentimos como o personagem. A não ser por seus comentários, quando temos um extra do que Hannah conta. 

É impossível permanecer igual depois da leitura, é um daqueles livros que mudam a gente, que te fazem enxergam sob uma nova perspectiva. Pouca gente sabe, mas a taxa de suicídio no Brasil e no mundo é relativamente alta, principalmente porque a atitude das pessoas em relação ao assunto é a indiferença. 

Muita gente pensa que é drama, mimimi ou frescura. Você não sabe o que se passa na vida da pessoa ao seu lado. Não sabe se aquele lugar é o único onde ela se sente segura ou se é a área mais feliz da vida dela. E nunca vai saber. Então, qual é a razão de ser mau com os outros? Te traz algum benefício? Duvido. 

Procure se preocupar mais com o próximo, não subestime a sua importância na vida de outra pessoa. Você simplesmente não sabe o que acontece dentro da mente de cada um, então por que arriscar? 

Jay Asher, obrigada por um livro extremamente reflexivo. Prometo que irei guardar sua história com muito carinho e tentar compartilhá-la com o maior número possível de pessoas. Que sua mensagem seja levada para muitos corações (Sim, ficou muito meloso agora. Mas é que eu realmente amei o livro haha). Se você quer entender de verdade do que eu estou falando, leia Os 13 Porquês. Você não vai se arrepender!

Ah e tem rumores que o livro pode ser adaptado para as telonas. Os atores cotados são Selena Gomez para interpretar Hannah Baker e Logan Lerman para ser Clay Jensen. Será que rola filme mesmo?

Ficha Técnica
Nome: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2007
1ª Edição
Número de Páginas: 256

Espero que vocês tenham gostado. Até um próximo post!

Foto: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...