Pular para o conteúdo principal

O Cara de Porto Alegre

Foto: Google Imagens
Oi, galera. Antes de mais nada, eu sei que os posts sobre Porto Alegre deveria ter começado ontem, como eu disse no twitter, mas por fadiga da blogueira, foram adiados pra hoje. Bom, vamos falar da viagem então. 

Eu viajei com a família para Porto Alegre por um fim de semana, com a missão de conhecer boa parte dos pontos turísticos de lá. Enfim, turistamos mesmo kk, sem arrependimentos.
Uma das coisas que mais me surpreenderam na cidade, foi a quantidade de museus que havia lá. Sério, todos bem cuidados e de graça (: Meu bolso agradece. Eles têm muito apreço pela cultura local, e vários guardas rondam os locais, para que não haja vandalismo.

Por acaso, encontramos o Museu do autor Érico Veríssimo, pra quem não tem a vaga ideia de quem ele foi: Se lembram de uma série que a Globo passou no começo do ano? O tempo e o vento. Então, a série se baseou no livro de sua autoria. Acabei descobrindo um pouco sobre sua história, e sobre seus trabalhos. Recomendo a visita ao museu. Tirei algumas fotos do local. Confira!
Primeira edição do livro O Ataque (1958).
Fantoches (1972).
Clarissa (1933). O nome é o mesmo de sua filha.
Érico Veríssimo
Esse é o painel de entrada da segunda sala do museu.
Fotos pessoais do escritor.
Aí está reproduzido o cenário da obra Incidente em Antares, foram feitos com base nos desenhos do autor.
Érico Veríssimo também era tradutor. Acima estão algumas obras que foram traduzidas pelo autor.
Seu Caderno Pessoal.
Seus Romances.
E esta é uma citação de O Ataque, que mostra o motivo pelo qual um museu inteiro é dedicado a ele.

Agora, vamos lá. Algumas informações. O prédio que deu vida ao museu é bem antigo, mas totalmente restaurado. E tem ar condicionado (ufa! kk). Mas, então. Dois andares são dedicados ao Érico Veríssimo, onde podemos ver suas fotos e anotações pessoais, conhecer um pouco sobre suas obras. Além disso, há uma pequena sala que possui um documentário contando t-u-d-o sobre sua vida.

O segundo andar promove bastante seus livros infantis, e seus maiores sucessos (O tempo e o vento). Quando eu fui, em um telão passava até a propaganda da série feita pela Globo. Nos outros andares, temos o Museu da Eletricidade e no térreo, uma exposição de arte (em breve posts deles também).

Então é isso, eu nunca havia lido nada sobre Érico Veríssimo, mas o carinho com que o povo de Porto Alegre mostrou ao fazer um museu tão único e especial, me fez procurar suas obras. Por um mundo onde a cultura seja valorizada no país inteiro, não só em Porto Alegre.

PS: Pessoas de outras cidades, não se ofendam. Eu mal sai do estado de São Paulo. Ou seja, não vi nada do mundo ainda, muito menos do Brasil. 

Fotos (com exceção da primeira): Carol Chagas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

espero que nunca.

Desde os 6 anos, sempre vi a morte perto demais. Nada de substancial me aconteceu nesta idade ou no restante dos anos em relação ao assunto, mas sempre senti que era questão de tempo, mesmo que o tempo em questão acontecesse somente dentro da minha cabeça. Assim como uma grande amiga,  não sei direito o que é intuição e o que é medo.  Frequentemente, essas duas linhas se cruzam e eu não consigo distingui-las muito bem. Pelo sim, pelo não, tento ignorar. Mas sempre imagino que aquela é a exceção da regra quase impraticável que se pratica na minha mente. Vai acontecer, eu sinto, tenho certeza. E nada de ruim acontece. Por mais que eu pense, repense e, de longe, vibre com isso. Não me leve a mal, não torço para que coisas ruins aconteçam, muito menos para que eu esteja certa, não tenho tanto apego à razão, como pudemos ver em todas as linhas acima. Eu  apenas minto para mim mesma e me acredito até que a vida se prove contrária . E para minha angústia, mas felicidade, ela sempre se prova.

A Verdade Sobre os Desenhos

Como qualquer criança normal, eu passei minha infância assistindo desenhos (ainda assisto haha). Só que quando a gente cresce, passa prestar mais atenção ainda neles. Outro dia, eu descobri alguns significados ocultos de um desenho que eu assistia, e resolvi pesquisar MAIS sobre outros. Veja abaixo. 7 Monstrinhos O desenho era exibido na Tv Cultura. E quem era fã mesmo, tinha até a música de abertura decorada hehe. Tudo muito lindo, mas e se eu te dissesse que ele era uma crítica contra o nazismo? Isso mesmo. De acordo com algumas teorias, os 7 monstrinhos representariam a visão dos alemães sobre os judeus.  Eles eram vistos como monstros, possuíam o nariz bem grande, e olha só que coincidência: No campo de concentração, eram identificados por Números. Um dos personagens usava um pijama listrado bem idêntico ao uniforme que os judeus que eram presos tinham que usar, e eles também moravam no sótão (local onde os judeus se escondiam).  Bob Esponja Para o nosso que

Os Signos dos Cantores

Música é uma das melhores coisas da minha vida e acredito que na de muita gente também. Ela está presente em diversos lugares e nas mais diversas línguas, mas na última semana ela está ainda mais em evidência aqui no Brasil. Sim, estou falando do Rock in Rio ♥  Inspirada nessa vibe musical, decidi fazer um post sobre os cantores, mas de um jeitinho diferente. Quem me conhece, sabe que eu amo astrologia e, geralmente, acho alguma semelhança entre pessoas do mesmo signo.  Então, para celebrar a minha mania de procurar o aniversário dos cantores, resolvi reunir muitos deles em um post :) Lembrando que podem existir diferenças nos perfis que eu descrevi, dependendo do ascendente e da posição das casas , okay? Agora vai lá, ler :P Áries Os arianos são conhecidos por iniciar, colocar em prática coisas que ainda não foram realizadas. E que, por esse motivo, sempre são lembrados por seus feitos.  Áries é o tempo de começos e isso fica ainda mais evidente ao observarmos

TOP 5: Séries Que Se Passam na Praia

As férias já estão quase no final, mas ainda temos a companhia do verão por um tempinho (até dia 20 de Março). E as praias costumam ser o local favorito da galera nos dias de calor. Como eu vivo em uma cidade litorânea há 19 anos, confesso que nem dou mais tanta bola.  Mas nem eu mesma escapo dela nos dias muito quentes. Se você não mora em nenhum lugar que tenha mar (♥), não se preocupa! Fiz uma lista com 5 séries que se passam no litoral, só pra você matar a vontade fazendo maratonas :)  Desde criança, me identifiquei muito com todas elas, tirando o fato de que eu não ia a todo momento como os personagens :P Mas isso são detalhes. Bora assistir os seriados? ;) The O.C. Em The O.C., Ryan Atwood é um adolescente que passa por muitos problemas. Logo no início da série, ele é preso por causa de seu irmão, que foi pego roubando um carro. Ryan acaba sendo solto graças a um advogado do estado.  Este sente pelo garoto e o leva para viver em sua casa. O que o menino não

Trilha Sonora: Simplesmente Acontece

Não sei se vocês perceberam, mas eu meio que amei o filme Love, Rosie (Sim, prefiro o título original). Mesmo já tendo feito um post sobre ele , não pude deixar de comentar a Trilha Sonora.  A história se passa durante muitos anos e a música evolui com ela. Nem preciso dizer que achei esse fato fantástico. Além disso, os nomes variam entre artistas famosos como Beyoncé a outros não tão conhecidos assim, mas incríveis igualmente.  Ah, tem até composição instrumental, que super combina com os momentos das cenas. Resolvi escolher as minhas favoritas e colocar aí embaixo para vocês ouvirem e amarem tanto quanto eu estou amando (:  Algumas delas você só vai gostar mesmo se assistir o filme haha (já falei como é bom lembrar de uma cena ao ouvir uma música).  Lily Allen - Littlest Things Elliott Smith - Son of Sam Lily Allen - Fuck You Kodaline - High Hopes KT Tunstall - Suddenly I See Beyoncé - Crazy in Love G

TOP 5: Filmes Para Acreditar em Si Mesmo

Mais da metade de 2015 já foi. E você? Fez aquilo que jurou de pé junto que faria no ano novo ? Espero que sim. Eu estou cumprindo minha promessa e fazendo mais umas mil pra 2016. Tem tanta coisa que eu quero fazer, que confesso que eu fico meio perdida, sabe?  De vez em quando, a gente se confunde nos planos, muda de ideia e até escolhe outras rotas. Parece que quando a gente se foca muito tempo em conquistar uma determinada coisa, isso meio que tira a visão do todo e faz com que a tarefa perca o sentido.  E é nessas horas, que eu me pergunto se realmente estou fazendo a coisa certa e se posso apostar tanto assim em mim mesma. Eu sou uma expert em não confiar na minha capacidade. Muita gente acha que é modéstia, mas é insegurança mesmo.  Sempre tenho aquele medo de não ser boa o suficiente e fazer tanto esforço em vão. Quando essa paranoia acontece, procuro relaxar um pouco e assistir alguns filmes que me inspiram a acreditar mais no que eu sou capaz de fazer.  No que todo

Filme: Country Strong

Desde a estreia de Country Strong ("Onde o Amor Está" no Brasil) nos cinemas - em 2010 - tenho uma vontade incontrolável de assisti-lo. Por motivos de: Adoro o elenco, é um musical country e eu tinha ficado super afim da história pelo trailer. Como queria assistir o filme legendado, demorei um bom tempo para achá-lo, o que só consegui em pleno 2014.  Geralmente, quando espero muito de um filme, me decepciono. Mas com Country Strong me surpreendi. Os personagens não são superficiais, pelo contrário, são tão profundos que um longa não seria capaz de compreendê-los. O filme conta a história de Kelly Carter, uma famosa cantora do gênero country, que está na reabilitação desde um incidente em seu último show. Tudo muda, quando seu produtor e marido decide que chegou a hora dela voltar aos palcos. E assim vão sendo feitos os preparativos para os seus shows de retorno á vida artística. Dois cantores desconhecidos são escolhidos para abrirem as apresentações, um d

Filme: Simplesmente Acontece

Sabe aquele filme que é muito amor? Então. Simplesmente Acontece (Love, Rosie) é uma adaptação cinematográfica do livro Where Rainbows End e é protagonizado pela Lily Collins (A Claire de Instrumentos Mortais) e pelo Sam Claflin (O Finnick de Jogos Vorazes).  Na história, os dois são melhores amigos de infância, daqueles que sabem tudo sobre o outro. Porém, existe uma visível atração entre eles, que decidem superá-la e continuar com a amizade. O que acontece é que esse sentimento passa a ser mais forte do que eles esperavam.  E quando eles "decidem" vivê-lo, ocorrem diversos obstáculos. Sério. Mais do que mocinho de novela.  Ah, e o título brasileiro engana, porque não tem nada de simples nisso não.  Gravidez, namoros, viagens, casamentos, traições. O filme se passa durante 30 anos da vida dos dois. De alguma forma, eles sempre são separados. Quase como se esse fosse o destino.  A história se desenrola com diversos acontecimentos ao longo dos anos que, apes