domingo, 2 de março de 2014

Livro: Fazendo Meu Filme 3 - O Roteiro Inesperado de Fani

Foto: Google Imagens
Se você não leu a resenha dos livros anteriores. Saiba mais sobre o primeiro e o segundo livro da série. 

Eu posso parecer repetitiva, mas se você é adolescente, vai adorar Fazendo Meu Filme. Não estou falando só do terceiro livro, não. Não sei como, mas Paula Pimenta tem o dom de se superar, e fazer com que você se identifique com cada palavra escrita na história.

Bom, agora vamos comentar da história. O nome já diz: O Roteiro Inesperado de Fani. Inesperado é pouco, quando comecei a ler não imaginava o desfecho do livro. Fazendo Meu Filme 3 é mais maduro que os outros livros. Fani e seus amigos completam 18 anos, e faculdade e cursinho passam a fazer parte de suas vidas. A escola já era! 

Dessa vez, o cenário é o Brasil. Leo e Fani estão namorando, e é por meio deles que a autora eleva seu nível de intertextualidade com seus próprios textos. É incrível como ela escreve algo na página 20, que se liga com algo na página 160. Podemos acompanhar melhor, nesse livro, a relação de Fani com sua família. 

Mas, se você pensa que está tudo na mesmice, tá muito enganado, viu? Fani pode estar namorando, e estudando no vestibular. Mas, o seu filme ainda tem muita confusão. Lembram do Christian? Pois é, ele está de volta. E o Leo não gosta nada disso. A personagem principal ainda vai ter que dar muita força para suas amigas, muitas vão passar por maus bocados.

Vamos ver a Fani conquistando pouco a pouco a sua independência. Ela está mais madura na história, mas continua dramática kk. Achei legal retratarem sobre a questão de beleza, Fani chega mais gordinha do intercâmbio, e tenta emagrecer por meios não saudáveis. O livro termina em agosto, onde se passam seis meses depois de sua volta da Inglaterra.

Esse terceiro livro me provocou algo que os anteriores não haviam nem chegado perto. Ele me mudou. Aprendi a ver a vida sob uma nova perspectiva. Na realidade, não existe final como na ficção. O que existem são histórias que são superadas por pessoas, nada mais. 

Não adianta ficar se prendendo em começo, meio e fim. O presente está aqui pra ser vivido, e é isso que importa. Agora, só resta você ler e descobrir mais sobre o Roteiro Inesperado de Fani.

Um pequeno detalhe que eu comecei a reparar só agora. Depois que vocês lerem o livro, prestem atenção na capa. Cada item é relacionado a algo que acontece na história.

Frases que me inspiraram:

“Com o tempo, aprendi que cada momento é único. Cada passo dado pode mudar a minha sinopse. Demorei pra entender que o mundo não é um grande cinema. Lá, a história acaba quando a luz se acende. Aqui, não existe apenas um final. Existem vários. Alguns deles são felizes. Outros não.” 



“Meninas… cada pessoa tem o seu destino”. Ela falou olhando pra nós três. “Ele é uma espécie de rio. O leito já está traçado, mas o jeito de percorrê-lo, somos nós que decidimos.


Ficha Técnica
Nome: Fazendo Meu Filme 3 - O Roteiro Inesperado de Fani
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Número de Páginas: 420
Ano: 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...