Pular para o conteúdo principal

Filmes que marcaram a minha infância...

Bom, como vocês devem ter percebido, o Dia das Crianças está chegando. E para os adolescentes e adultos, o dia perdeu a magia que costumava ter, afinal, não somos mais crianças (em teoria, ainda sou louca por brigadeiro e cama elástica! haha).

Pensando em uma forma de reviver a minha infância, construí uma máquina do tempo fiz uma lista de filmes que mais me marcaram nesse tempo tão bom e colorido das nossas vidas. 

Provavelmente a sua lista vai ser diferente da minha, principalmente se você não nasceu nos anos 90. Mas vale a pena fazer você listar os filmes que mais te marcaram também. Espero que vocês gostem.

Lua de Cristal
Eu sei que o filme é da Xuxa. Mas atire a primeira pedra quem nunca cantou/dançou ilariê. Então, não me julguem, ok? No filme, Maria (Xuxa) é uma garota simples que sonha em ser cantora e por isso se muda para a capital, onde vai morar com sua tia e primos. 

O que ela não esperava é que eles fossem tão ruins e criassem tantos obstáculos em sua vida. Mesmo o filme sendo bem bobinho, eu curtia na época. E ele traz uma mensagem legal para as crianças, servindo de incentivo para que elas corram atrás dos seus sonhos. 

É claro que na vida real é mais difícil e seu par romântico não é o Sérgio Malandro (RISOS). Mas mesmo assim, é uma história que marcou a minha infância.

O Máskara
Preciso confessar: Eu AMO o Jim Carrey e talvez o amor tenha começado neste filme. Eu adoro a história, do início ao fim. Stanley (Jim C.) trabalha em um banco e é bem desajeitado e tímido, até que encontra uma máscara que lhe dá o poder de se tornar O Máskara, um sujeito verde que faz tudo o que Stanley não tem coragem de fazer. 

O que posso dizer? O filme é hilário, tem uma história legal e até algumas cenas musicais. Além de acompanharmos a atuação incrível de Jim Carrey, mostrando o antes e o depois da máscara. 

Os efeitos também são inovadores para época. Ah, e a Cameron Diaz se destaca, já que este filme foi feito no começo de sua carreira. Enfim, um bom filme para se lembrar da infância.

Velocidade Máxima
Eu sempre adorei filmes de ação/suspense, ainda mais quando estes eram ligados com algum tipo de acidente ou assassino perigoso. Em Velocidade Máxima, um psicopata coloca uma bomba em um ônibus e faz com que ela seja acionada se o veículo parar. 

E é nesse momento que um policial (Keanu Reeves) entra no ônibus e explica a situação, enquanto os outros policiais tentam encontrar uma maneira de desarmar a bomba. 

O filme é super tenso do início ao fim, e é isso que te prende, além de ter ótimos diálogos, sendo alguns até engraçados. E ele ainda conta com a incrível Sandra Bullock!

Matilda
Matilda é um dos filmes mais inspiradores que eu já vi. Nele, a menina de 6 anos é uma garota brilhante que se torna independente, já que seus pais não dão atenção a ela e simplesmente ignoram sua existência. 

Estando sozinha, ela acaba se tornando íntima da biblioteca e aprende com os livros. Em meio a esse aprendizado, ela descobre ter poderes. Tudo muda quando ela finalmente é matriculada na escola. 

Porém esta, é controlada por uma diretora que tortura crianças e é aí que Matilda resolve usar seu poderes para defender seus colegas. Apesar de ser bem legal, o filme tem algumas cenas meio desconfortáveis, no caso das torturas da diretora. 

As Namoradas do Papai
Se eu pudesse, colocaria mais filmes das gêmeas Olsen na lista, mas como ficaria repetitivo, coloquei o que eu mais gostei. Em "As Namoradas do Papai", Amanda é uma garota órfâ, enquanto que Alyssa é filha de um viúvo milionário. 

As duas se conhecem, quando Amanda vai com o orfanato para o acampamento e Alyssa vai passar uns tempos na casa de verão da família. Frustradas com seus próprios problemas, as duas decidem trocar de lugar e se unem para juntar o pai de Alyssa com a responsável pelo orfanato, Diane. 

O filme tem várias cenas memoráveis: a guerra de comida na cafeteria e as mais variadas armações contra a futura madrasta. O filme é incrível, assim como o entrosamento das irmãs.

Esqueceram de Mim
Este filme tem tudo que uma criança adora. Mais um do gênero: As crianças são mais espertas que os adultos. Macaulay Culkin é esquecido em casa pelos pais, após estes ficarem atrapalhados com os preparativos da viagem de férias. 

Ficando sozinho, o garoto precisa aprender a se virar, o que acaba se tornando um desafio, já que dois ladrões tentam assaltar a casa dele. Esse é um dos filmes mais clichês possível. 

E acredito que o carisma do ator, juntamento com a criatividade das armações que ele faz para se livrar dos bandidos fez com que a história se tornasse uma das mais vistas da época. Não tem como não se entreter com a inteligência do menino. 

O Noviço Rebelde
Eu comemorava quando passava algum filme do Didi na sessão da tarde. E este era um dos meus favoritos, porque além do Didi, Sandy & Júnior também participavam. A história juntava tudo que eu mais gostava: as palhaçadas de Renato Aragão, cenas musicais e praia!

Tinha uma certa fixação para que aparecessem piscinas em filmes, séries. Vai entender. Em "O Noviço Rebelde", Didi é um noviço, que tem sua igrejinha destruída em um temporal, e com isso nasce o sonho de arrecadar o dinheiro para reconstruir a paróquia, porém ele é obrigado a fugir da cidade, devido a um coronel que o persegue. 

E é aí que ele vai ao Rio de Janeiro e passa a tomar conta desses pestinhas. É uma clara referência ao filme Noviça Rebelde e tem muitas cenas memoráveis.




Bom, eu poderia continuar a lista, já que existem muitos filmes. Mas o post se tornaria longo e sem sentido. Se sintam livres para comentar á respeito dos seus filmes favoritos. Espero que vocês tenham gostado e se lembrado da infância de vocês. Afinal, só se é criança uma vez na vida. Um ótimo Dia das Crianças :)

Fotos: Google Imagens + We Heart It.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

disposições líquidas

as melodias conversavam comigo frequentemente. as palavras cantadas surgiam como penas que se soltam dos travesseiros: bonitas, mas sem ter como retornar a um lugar de origem. eu repassava os dias e as noites, não como quem busca sinais - ainda acho que não havia equipamento o suficiente para enxergar as rachaduras -, mas como alguém que resgata lembranças.  quando o passado era o presente, não havia tempo e disposição hábeis para reparar. pelo menos comigo, as análises sempre vieram depois do fim. do tão valioso tempo a sós, que de só tem muito pouco.  os gestos nunca passavam desapercebidos, mas as vias respiratórias também não costumam ponderar sobre a respiração. ela simplesmente acontece, até que deixa de acontecer perfeitamente. eu pensava em um mundo inteiro de significados que eu havia aprendido e agora me via sem saber onde usar.  o espaço ininterrupto entre viver uma vida funcional e conhecer o universo de outra pessoa tendem a pressionar o hipocampo ou seja lá ...

línguas oceânicas

enquanto me lembro do que eu acreditava ser um rio de duas cores, penso em como tenho me sentido desconectada. são poucas as coisas que me trazem para o presente. choros diários, viagens intensas, demandas do trabalho, tempo com os meus amigos, a escrita por vezes (como agora).  não faço ideia de qual caminho devo seguir, minhas pistas são curtas como o aeroporto de congonhas. quero comprar uma cama nova, ir à festa junina da igreja do lado de casa. os desejos vão até um certo limite.  penso no fim de semana e me imagino querendo te encontrar. faço planos mentais e crio um pequeno castelo visual, mas me desfaço da imagem logo em seguida. você está mais perto do que antes, mas ainda sinto sua falta. agora parece não haver cores como antes, tão cintilantes. é como o céu em dias nublados: claro o bastante para iluminar, difuso o suficiente para incomodar.  me vejo sentindo sozinha e ao sentir que não sou correspondida na mesma intensidade, me despeço do que sinto, um pedaço ...

Trilha Sonora: Simplesmente Acontece

Não sei se vocês perceberam, mas eu meio que amei o filme Love, Rosie (Sim, prefiro o título original). Mesmo já tendo feito um post sobre ele , não pude deixar de comentar a Trilha Sonora.  A história se passa durante muitos anos e a música evolui com ela. Nem preciso dizer que achei esse fato fantástico. Além disso, os nomes variam entre artistas famosos como Beyoncé a outros não tão conhecidos assim, mas incríveis igualmente.  Ah, tem até composição instrumental, que super combina com os momentos das cenas. Resolvi escolher as minhas favoritas e colocar aí embaixo para vocês ouvirem e amarem tanto quanto eu estou amando (:  Algumas delas você só vai gostar mesmo se assistir o filme haha (já falei como é bom lembrar de uma cena ao ouvir uma música).  Lily Allen - Littlest Things Elliott Smith - Son of Sam Lily Allen - Fuck You Kodaline - High Hopes KT Tunstall - Suddenly I See Beyoncé - Crazy in Love ...

A Verdade Sobre os Desenhos

Como qualquer criança normal, eu passei minha infância assistindo desenhos (ainda assisto haha). Só que quando a gente cresce, passa prestar mais atenção ainda neles. Outro dia, eu descobri alguns significados ocultos de um desenho que eu assistia, e resolvi pesquisar MAIS sobre outros. Veja abaixo. 7 Monstrinhos O desenho era exibido na Tv Cultura. E quem era fã mesmo, tinha até a música de abertura decorada hehe. Tudo muito lindo, mas e se eu te dissesse que ele era uma crítica contra o nazismo? Isso mesmo. De acordo com algumas teorias, os 7 monstrinhos representariam a visão dos alemães sobre os judeus.  Eles eram vistos como monstros, possuíam o nariz bem grande, e olha só que coincidência: No campo de concentração, eram identificados por Números. Um dos personagens usava um pijama listrado bem idêntico ao uniforme que os judeus que eram presos tinham que usar, e eles também moravam no sótão (local onde os judeus se escondiam).  Bob Esponja Para o ...

Momento Nostalgia: F.R.I.E.N.D.S

O Momento Nostalgia de hoje é muito importante para mim. Quem me conhece, sabe que a minha série preferida é Friends. Os 239 episódios da série estão gravados na minha memória, assim como na do resto dos fãs.  Hoje irei falar sobre as temporadas, os personagens e as músicas deste sucesso que até hoje é lembrado. Sinopse A série se passa em Nova York. E tudo começa quando, Rachel (Jennifer Aniston) abandona seu marido no altar e decide procurar sua antiga amiga do colégio Monica (Courteney Cox). O irmão de Monica, Ross (David Schiwmmer), acabou de se separar, já que descobriu que sua mulher é lésbica, e fica animado/nervoso ao rever Rachel, por quem era apaixonado.  Chandler (Matthew Perry) estudou com Ross e agora vive com Joey (Matt LeBlanc).  Phoebe (Lisa Kudrow) morou por anos na rua, já que sua mãe havia se suicidado e seu pai havia abandonado ela e sua irmã gêmea ( do mal ) Ursula (Interpretada pela mesma).  E assim é formado o grupo de seis ...

pequeno milagre subterrâneo.

Hoje teria sido um bom dia para escrever minhas páginas matinais. Infelizmente, acabei acordando e desacordando muitas vezes, o que me fez levantar tarde. Durante todo o caminho, que percorro ao longo de 3 dias da semana, fui pensando sobre como estava me desencantando com São Paulo. Estava muito cansada, com sono e comecei a pensar sobre como gostei menos da cidade nessa semana. Vim pensando nisso durante o trajeto, até que entrei na linha azul e ouvi sons diferentes aos quais eu estava acostumada. Além daquela sonoridade mecânica com propósito claro de informar em alto e bom som sobre o que acontece no metrô, havia algo mais. Uma canção conhecida tocava e em questão de segundos, ela remexia tudo que havia aqui dentro. Um tamborilar de dedos. Uma guitarra dentro do metrô. Justamente uma guitarra! Me lembrei do quanto gosto de arranhar riffs no violão, do quanto amava ver um antigo amigo em seu instrumento favorito, do único show internacional que fui e amei tanto, da maioria das músic...

Filmes que Estreiam em 2015

Se tem uma coisa que eu amo fazer quando começa o ano é olhar os filmes que serão lançados  \o/. Resolvi compartilhar desta vez com vocês o meu costume haha.  Tem filme de tudo quanto é tipo, dei preferência para aqueles que já têm trailer e que estão sendo muito falados no momento. Uma das minhas metas de 2015 é conseguir assistir alguns desses filmes no cinema ;)  Boyhood Digamos que este filme é pra lá de ousado. E não é só a história, mas também a produção. Para contar a história de um menino, desde a sua infância a faculdade, as filmagens começaram há doze anos atrás.  E ao invés de trocar atores para interpretar diferentes fases dos personagens do filme, o mesmo elenco foi usado durante toda a história. Acho que essa experiência é única, não é a toa que já existem muitos burburinhos de que o filme merece o Oscar. Boyhood estreia em 30 de Outubro. Loucas Pra Casar Malu (Ingrid Guimarães) aparentemente tem uma vida perfeita, até que d...

nublagem momentânea.

Desde minha segunda terra natal, condicionei o milkshake de uma franquia de Minas Gerais a ser minha bebida do pensar. Aquela que quando a gente escolhe e tá sozinha, o pensamento voa. Traz o longe para perto e manda pra quilômetros tudo que está ao nosso redor. Quando voltei a morar na cidade em que cresci, vi no milkshake uma pequena ponte entre meus dois mundos. Como se o canudinho, agora de plástico, antes de papel, pudesse me teletransportar para distâncias mais distantes do que pensei ser possível e com o bônus de não me gerar as famosas dores nos joelhos que nascem das horas encolhidas no semi leito. Hoje pedi o copo pequeno de costume e por alguns minutos, voei enquanto olhava pra janela que dava pra rua principal de um dos centros da cidade. Eu já não morava mais ali, mas também não morava em outro lugar.  Os tempos andavam confusos. Minhas vontades misturadas. A insegurança batendo mais forte em portas que se abriam com uma maior frequência do que eu gostaria. O clima nub...