segunda-feira, 23 de junho de 2014

Como Ser + Criativo.

Agora que chegaram as férias, temos mais tempo (teoricamente) para nos dedicarmos a diversas atividade e projetos. Ou seja, saímos daquela correria e temos mais liberdade para sermos criativos. Isso me leva a uma pergunta. Você se considera criativo? 

Deixa eu te contar uma coisa, todos nós somos. Até mesmo aquele cara que é super metódico, possui criatividade. A Criatividade é como um músculo, o que acontece é que nem todos fazem exercícios para que ela se desenvolva.

Você pode pensar que ela só serve para quem trabalha com Comunicação ou Artes, mas está enganado. Quem estimula esse pequeno, porém grande músculo, é capaz de elaborar soluções criativas para qualquer situação. 

Isso mesmo! Seja engenheiro, médico, publicitário. Todo ser humano possui e deveria desenvolver essa característica, que pode ajudar muito na vida.

Pensando nisso, fiz uma lista de coisas que podem estimular sua criatividade, além de algumas dicas para que a tão sonhada inspiração apareça. Espero que elas funcionem pra vocês.

Lavar Louça
Parece piada, mas funciona. Lavar uma pilha de louça, aparentemente faz você pensar na vida e em coisas que você precisa fazer, isso aflora a criatividade. Sempre saio da pia com uma nova ideia, ou com uma solução para um problema. Qualquer coisa que saia ali, vale a pena anotar.


Brainstorming
Essa técnica é muito utilizada nas empresas, e pode ser feita individualmente ou em grupo. Consiste em decidir qual é o objetivo, o por quê de você querer ter uma ideia, e depois disparar qualquer coisa que passe pela sua mente. 

A dica é: Anote tudo o que for pensado, mas não considere a primeira ideia de cara. Pense em várias possibilidades, antes de já seguir um pensamento.

Fazer algo diferente
Seja ler algo novo, conhecer pessoas, viajar para um lugar diferente, escutar uma nova música. Qualquer coisa que saia da sua rotina, irá fazer você analisar as coisas de uma perspectiva diferente, e assim ter novas ideias.

Fugir do Projeto
Geralmente quando você precisa criar algo para um projeto específico, que tenha um prazo ou algo do tipo, há pressão. E se tiver pressão, há uma grande chance de que você fique bloqueado. 

Acho que todo mundo já passou por isso, mas a melhor solução para esse probleminha criado pela nossa própria mente, é fugir do que queremos fazer. Esquecermos a ideia de que precisamos pensar em algo. Isso se associa a dica anterior.

Trabalhar com Pessoas
Geralmente, a criatividade é compreendida como um trabalho individual. O que não é verdade. Conviver com pessoas criativas, estimula ainda mais o seu lado criativo. A cooperação com o outro é útil na hora da inspiração, da escolha de ideias e até mesmo, na hora de colocá-las em prática.

Se Arriscar
A principal característica de pessoas que estimulam a criatividade é a vontade de se arriscar. Ou seja, pare de se preocupar com que os outros pensam de você, ou do que irão pensar sobre as suas ideias. Não tenha medo de expor suas criações ou de cometer erros. Afinal, como você vai saber se acertou, sem nunca ter errado antes?

Bom, além das dicas, achei esse vídeo, que fala sobre 29 Maneiras de se Tornar Criativo. Já adianto, todas são muito úteis. 

29 Maneiras de se Tornar Criativo
E aí gostaram? Agora é só praticar.

Fotos: We Heart It

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar que eu não mordo :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...